p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 19.0px ‘.SF UI Text’; color: #454545; min-height: 22.7px} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 19.0px ‘.SF UI Text’; color: #454545} li.li2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 19.0px ‘.SF UI Text’; color: #454545} span.s1 {font-family: ‘.SFUIText-Regular’; font-weight: normal; font-style: normal; font-size: 19.00pt} span.s2 {font-family: ‘.SFUIText-BoldItalic’; font-weight: bold; font-style: italic; font-size: 19.00pt} span.s3 {font-family: ‘.SFUIText-Bold’; font-weight: bold; font-style: normal; font-size: 19.00pt; text-decoration: underline} span.s4 {font-family: ‘.SFUIText-Italic’; font-weight: normal; font-style: italic; font-size: 19.00pt} ul.ul1 {list-style-type: hyphen}

A ANATEL recentemente declarou que a Internet Fixa com acesso Ilimitado está com os dias contados, criando uma polemica  com os consumidores com a possibilidade do aumento do preço, decorrente de cobrança pelo volume de dados trafegados, ou até mesmo o bloqueio do acesso ao atingir determinado volume. 

Diante da polêmica, observei algumas correntes: os que  concordam em pagar mais, desde que sejam garantidas a qualidade e  velocidade contratada; os que simplesmente não concordam e aqueles que consideram que o serviço precisa ser melhorado antes de se pensar nisso.

A repercussão desta declaração foi além do suportável pela ANATEL, que resolveu suspender a decisão que permitiria limitar a banda larga dos clientes. Observem que não é uma decisão final, apenas suspende a decisão.

Ou seja, ainda vai rolar muita água !

Diante disso, não podia ficar fora deste debate e resolvi  escrever sobre assunto para provocar um pouco mais a polêmica. Como ficou extenso, Vamos abordar em 3 publicações, sendo:

  • Este Post inicial, com analogias com outros setores (Elétrico, televisão)
  • Segundo Post com alguns modelos de negócios que sugam a Internet
  • A finalização com uma conclusão da contexto tratado e com o questionamento de Que  modelo seguir?

Numa primeira análise, entendo que o desafio é encontrar um modelo que preserve o acesso ilimitado  para os consumidores de forma geral, mas que gere receita suficiente para remunerar os investimentos,  que são necessários para um prestação de serviço com qualidade. Há de se lembrar que sem um backbone adequado, nada vai funcionar adequadamente. 


Imagine ter que conviver com “rodízio” ou “racionamento” de acesso à internet?

A motivação da mudança é meramente financeira, os investimentos feitos precisam ter retorno que remunere o investidor de forma que gere lucro. Ninguém investe se não tiver retorno e para ter retorno tem que ter receita adequada… Simples assim!

ANALOGIAS 

Fazendo uma analogia ao setor de energia elétrica, por exemplo, se o modelo de uso ilimitado fosse adotado, imagina o que aconteceria? Os recursos finitos seriam saturados rapidamente e teríamos os apagões como parte da prestação do serviço… 

O investimento neste setor é regulamentado por tarifas que remuneram desde quem produz, transmite e distribui de maneira suficiente para que os investimentos sejam realizados.

O consumo também é regulado pelas tarifas e regras de consumo, quanto mais se consome, mais se paga. Dependendo do horário de consumo, pode-se pagar mais ou menos, dependendo da demanda daquele horário.

Outra analogia que pode ser feita é ao segmento de televisão, teoricamente um serviço com acesso ilimitado que você pode usar quanto quiser, mas com poucas opções de emissoras na TV aberta. Para se ter acesso a opções teoricamente “ilimitadas” de programação é preciso pagar caro pelas assinaturas, em contrapartida quem paga tem acesso a outra qualidade de serviço.

No entanto, nestes dois modelos de negócio tem o patrocínio dos anunciantes que permite remunerar  quem produz, transmite, distribui e permite a geração de caixa para novos investimentos.


São modelos tradicionais da era da “economia analógica”, mas que preservam o princípio de investimento para continuidade e mordenização dos serviços. 


Porque com a internet não poderia ser igual ?


Continuamos nos próximos posts…

from Blogger http://ift.tt/1Tv3RA6
via IFTTT

Anúncios

Sobre avisara

Acredito que vocês gostarão de acompanhar o que divulgo no  Blog e  pagina do Facebook mantido por mim desde 2009. Nossas publicações são dos mais variados assuntos e tem como principais objetivos:     🎯 Compartilhar conhecimento como uma atividade natural e fisiológica.   🎯 Conectar quem tem conhecimento com quem necessita ter e transformar o produto desta conexão em inovação e diferencial. 🎯 Ser um agente de transformação, motivação e realização! Convido vcs a nos seguirem, vocês vão gostar! Para nos acompanhar ou ter acesso através de outros meios de acesso, basta selecionar as opções abaixo para acessa o Avis Ara  em seguida clicar seguir ou Curtir👍 👉 FB - facebook.com/BlogAvisAra/ 👉 Telegram - t.me/AvisAra 👉 Blogger - avisara.blogspot.com.br 👉 Wordpress - avisara.wordpress.com/ 👉 Pinterest - pin.it/tev5wem Divulguem junto à sua rede de relacionamento e compartilhe em suas redes sociais! Caso tenha interesse de uma degustação do conteúdo, seguem as 10 publicações mais populares em 2016.
 ✍️️ IPhone envia seu histórico de chamadas para Apple ✍️️ Ética e Segurança não são negociáveis. ✍️️ Desista do que não vale a pena. Insista no que compensa ✍️️ UBER te segue, além do seu destino. ✍️️ Usa WhatsApp, Telegram ou outros App de mensagem? Então você precisa saber disso! ✍️️ Internet via satélite - Uma necessidade real ✍️️ Sequestro de dados se espalha no Facebook Messenger ✍️️ A solução para o Brasil é a intolerância ✍️️ Guerra cibernética - Como vc pode ser usado! ✍️️ Efeito Trump - Alinhamento do Google
 Até breve! Igmar Dornelas Falcone de Melo
Link | Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s